A cola amarga ou pequena cola, também conhecida como Garcinia kola, é uma planta tropical encontrada na África Ocidental e Central. Produz sementes marrons.
Garcinia kola é tradicionalmente utilizada na medicina tradicional africana pelas suas propriedades purgativas, antiparasitárias e antimicrobianas. As sementes são utilizadas contra bronquites, infecções de garganta, cólicas, dores de cabeça, resfriados e tosses…. A lista é longa
A cola amarga é consumida principalmente pelos idosos por acreditarem que pode prolongar a vida. Mas a verdade é que a investigação científica moderna revelou que contém compostos químicos que contribuem para a degradação do glicogénio no fígado e que tem outros usos medicinais que explicam a sua propriedade de longevidade em humanos. A cola amarga também é um antiveneno, tem a capacidade de repelir pessoas e espíritos malignos, pode parecer supersticioso, mas funciona.
Alguns fisioterapeutas chegaram a afirmar que a semente e a casca da cola devem ser consumidas juntas em casos de suspeita de intoxicação alimentar, “isso ajuda a desintoxicar o organismo”. Realmente funciona!
Aqui estão 7 razões para consumir regularmente a pequena cola:
1. Cola amarga e malária
Numerosos estudos experimentais demonstraram que os constituintes químicos da cola pequena têm propriedades antimaláricas. Dito isto, os curandeiros tradicionais prescrevem esta fruta há muitos anos para o tratamento de infecções por malária.
Os investigadores que notaram que a petit cola tinha um efeito antimalárico na edição de 2010 do Journal of Medicinal Plants Research , a partir de um levantamento de plantas utilizadas por curandeiros tradicionais na República Democrática do Congo, atribuíram este efeito ao seu conteúdo de quinona.
Além disso, o kolaviron, o poderoso composto químico encontrado na cola, foi supostamente testado em um parasita da malária e descobriu-se que inibia a atividade da malária.
2. Pequena cola e as funções pulmonares
Garcinia kola tem sido usada há séculos para tratar resfriados na medicina tradicional, mas a pesquisa tem se concentrado em sua eficácia. Um estudo publicado na edição de 2009 do Internet Journal of Pulmonary Medicine , realizado em ratos, indica que Garcinia kola melhora a função respiratória após 28 dias de uso de um extrato da fruta.
3. Pequena cola e a pressão ocular (glaucoma)
O aumento da pressão ocular pode levar ao glaucoma, de acordo com um relatório do New York Times Health Guide . Pesquisadores do Hospital Universitário de Lagos, na Nigéria, testaram a eficácia de soluções oculares contendo 0,5% de extrato de Garcinia kola . Os resultados do seu estudo, publicados na edição de janeiro de 2010 do Middle East African Journal of Opthamology , mostraram que a solução oftálmica de Garcinia reduziu significativamente a fadiga ocular quando usada duas vezes ao dia.
4. Pequena cola e a perda de peso
A cola amarga é conhecida por ser um inibidor natural do apetite e também aumenta a vontade de beber mais água.
5. Cola Amarga e HIV/AIDS
A pequena cola é um antibiótico poderoso que pode ser eficaz no tratamento do VIH e da SIDA. A Sra. Chinyere Nwokeke, pesquisadora da Agência de Desenvolvimento de Medicina Natural da Nigéria , disse que a cola poderia ser usada no tratamento de infecções oportunistas associadas ao HIV.
Ela disse: “A cola pequena é altamente recomendada no tratamento do HIV e da AIDS devido às suas propriedades antibacterianas, desintoxicantes e de limpeza” . Ela também disse que a substância química saponina presente nesta fruta era responsável por seu efeito de limpeza. A saponina é usada principalmente como tônico para o fígado, melhora as funções do fígado e da vesícula biliar.
6. Pequena cola e a fertilidade masculina
Garcinia kola , também chamada de cola pequena, é utilizada no tratamento da impotência sexual. A ingestão frequente de cola amarga estimula o desempenho sexual masculino.
7. Osteoartrite
A osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por dor, inflamação e limitação do movimento das articulações.
Como muitas pessoas que sofrem de artrite preferem medicamentos fitoterápicos naturais a outros analgésicos e medicamentos, pesquisadores da Universidade Obafemi Awolowo, na Nigéria, testaram os efeitos da Garcinia kola contra os sintomas da artrite. Os resultados do estudo, de autoria de Olayinka O. Adegbehingbe e publicado na edição de julho de 2008 do Journal of Orthopaedic Surgery and Research , concluíram que Garcinia kola reduziu significativamente a inflamação e a dor e aumentou o movimento articular em indivíduos que apresentavam sintomas de osteoartrite.
Bônus: Outro uso da cola pequena é sua capacidade de repelir cobras. Pode ser usado para caçar cobras. Para manter as cobras longe, coloque-o ao redor do prédio.